CONFIRA ESSAS EMPRESAS
Brasil, o TapTon para vender pelo celular e Super Conta digital pra fazer pagamentos, tudo em um único lugar!
ABRIR O CATÁLOGO DE MÁQUINAS
O MELHOR DA INTERNET

CONFERIR
O primeiro episódio de Zero Day, a nova minissérie da Netflix, não me convenceu totalmente, apesar da premissa se distanciar ligeiramente de outras produções recentes como The Recruit e The Night Agent, estas séries parecem seguir um padrão comum: a América está sempre sob ataque, os suspeitos são os mesmos de sempre e, no fundo, a história repete-se com pequenas variações. Neste primeiro episódio, o ataque informático surge de forma abrupta, sugerindo que o mistério principal será descobrir a sua origem, ou, talvez, apurar os motivos e as implicações ao longo dos episódios seguintes. Apesar de haver diversas abordagens possíveis, a base continua a ser a mesma: a América como o lado bom, sempre sob ameaça de inimigos externos que são, invariavelmente, os vilões da história.
Focando apenas neste episódio inicial, a proposta é interessante. A ideia de um ciberataque a múltiplos sistemas operativos e infraestruturas críticas em simultâneo é intrigante e levanta questões pertinentes sobre a vulnerabilidade dos governos e a dependência extrema da tecnologia. É um exercício de reflexão assustador, pois demonstra o quão frágil pode ser o nosso mundo digitalizado e como, num instante, tudo pode desmoronar-se e mergulhar no caos. A série consegue entreter e criar tensão, apesar dos clichés habituais do género.
A qualidade do elenco é, de um modo geral, bastante sólida. Robert De Niro, como protagonista, entrega uma atuação convincente e carismática, trazendo credibilidade ao seu papel. Os restantes atores também cumprem bem as suas funções, contribuindo para um conjunto coeso. A produção é bem cuidada, contribuindo para criar uma atmosfera plausível ao enredo.
No final do episódio, fica claro que o protagonista não enfrentará apenas esta crise global, mas também demónios pessoais que lhe conferem maior profundidade. O twist final adiciona-lhe uma camada extra de complexidade, tornando-o potencialmente um dos aspetos mais interessantes da narrativa. Se a série conseguir equilibrar a resolução do mistério central com o desenvolvimento humano dos personagens e abordar de forma eficaz temas reais e relevantes, poderá valer a pena acompanhá-la. Para já, apesar de alguma previsibilidade, despertou atenção suficiente para continuar a ver mais alguns episódios.
Todos os seis episódios da minissérie Zero Day já se encontram disponíveis na Netflix.
O conteúdo Zero Day – 01×01 – Episode 1 aparece primeiro em Séries da TV.