“Estou tão farto”: A sequência de um marco da ficção científica realmente irritou Quentin Tarantino – Notícias de cinema






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Há um consenso generalizado de que as Wachowskis não foram capazes de desenvolver uma sequência inovadora. Mas o filme provavelmente não irritou ninguém tanto quanto Tarantino.

Quase nenhum filme avançou tão significativamente no desenvolvimento de efeitos digitais como Matrix, que foi celebrado em 1999 como uma revolução técnica. No entanto, o longa tem pouco em comum com os espetáculos CGI de hoje: muitos dos efeitos ainda são atualmente surpreendentes e, em comparação com seus sucessores, a primeira parte de Matrix utilizou o computador com relativa moderação. Mesmo em Matrix Reloaded há cerca de três vezes mais CGI do que no original.

Quentin Tarantino, grande fã do primeiro longa, também percebeu isso. “Eu vi a apresentação noturna [de Matrix] no Chinese Theatre na sexta-feira após a estreia”, disse o diretor em entrevista (via Far Out Magazine). “Lembro que a sala estava lotada e havia uma verdadeira eletricidade no ar. Ninguém sabia realmente o que iria acontecer, e então esse filme acontece! Foi uma experiência profunda.”

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Certamente esse não foi o caso apenas de Tarantino no final dos anos 90. O homem de 61 anos ficou ainda mais desiludido quando finalmente viu a tão esperada sequência. Como sempre, o cineasta expressou sua raiva sem rodeios ao Empire: “Sabe, meus meninos são todos reais. Não há brincadeira com computadores. Isso é old school com malditas câmeras. Estou tão farto de toda essa droga. Se eu quisesse toda aquela porcaria de jogo de computador, teria ido para casa e jogado no meu Nintendo.”

Mas a sua frustração não foi apenas com o longa – o defensor do cinema analógico viu Matrix Reloaded como o sinal de partida final para um desenvolvimento imparável. “Essa besteira de CGI é a sentença de morte para o cinema”, disse o diretor de Pulp Fiction – Tempo de Violência. “Os filmes estão muito caros no momento, estão destruindo a forma de arte. Do jeito que as coisas estão, estará oficialmente morto em dez anos.”


Warner Bros.

Felizmente, isso ainda não aconteceu. Mas o fato é que os blockbusters de hoje funcionam quase exclusivamente via CGI e tela verde. Isso não só os torna caros, mas também visualmente uniformes. Sentado no cinema, incrédulo e com a boca aberta como fez quando viu Matrix em 1999? 20 anos depois de Matrix Reloaded, isso realmente acontece muito raramente.

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