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As campanhas de conscientização na área da saúde, também conhecidas pelo termo em inglês “awareness”, costumam demandar a produção de vídeos criativos e emotivos. O motivo é simples: a emoção é a principal forma de garantir que um grande público se atente e entenda a respeito de uma enfermidade ou condição.
A produção de vídeos de awareness costuma ser uma demanda importante de instituições voltadas ao combate a uma doença, associações ligadas a diferentes especialidades médicas, e até mesmo laboratórios e instituições médicas que buscam alcançar um público específico. Essas campanhas de conscientização muitas vezes estão inseridas no contexto das efemérides anuais criadas para manter a luta da classe médica contra certas doenças, como é o caso das já famosas campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul.
É preciso conscientizar
As campanhas de conscientização se destacam no mercado de healthcare por um motivo fundamental: prevenção. Quando a área médica se comunica com o público e informa a respeito de doenças e condições de saúde, abrem-se duas frentes importantes na sociedade: primeiro, as pessoas ficam mais alertas para essas condições, o que leva a procurarem a ajuda médica direcionada mais rapidamente, contribuindo assim para o tratamento adequado de forma célere. A segunda frente está relacionada à luta contra a discriminação, visto que diversas condições são vistas de forma preconceituosa, e o conhecimento é crucial para combatê-la.
A emoção e o bom audiovisual
No portfólio da 42 Filmes, a campanha do Movimento Duchenne é destaque. Trata-se de um vídeo emotivo que busca não apenas falar da Distrofia Muscular de Duchenne, mas emocionar o público e abrir os olhos para o lado mais humano da questão, destacando a importância da convivência familiar e do cuidado com a pessoa com tal condição.
Na peça produzida, todas as escolhas estão voltadas a emocionar a audiência: a trilha sonora, a locução, as imagens com iluminação acolhedora e as escolhas dos atores. Tudo é isso é escolhido com base nos objetivos da produção, que são estabelecidos pela instituição contratante: o que se busca com o vídeo? A forma de exibição do vídeo também faz toda diferença: há campanhas online, vídeos para exibição em eventos, e até mesmo campanhas publicitárias a serem difundidas em canais de TV.
Entre as campanhas de conscientização, há o combate a doenças evitáveis por meio de vacinas, medicamentos e diagnóstico precoce, bem como as condições raras ou comuns que necessitam da compreensão da população e do conhecimento a respeito de suas características.
Assim, campanhas contra o câncer de mama ou de próstata podem falar sobre modos de prevenção, estimular as pessoas a irem a consultas médicas e mostrar quais condições aumentam a incidência de casos. Campanhas sobre síndromes, por exemplo, podem ensinar as pessoas a lidarem com elas da melhor maneira. Nesses dois casos, o apelo emocional pode ser uma importante forma de atrair os olhares e sensibilizar o público. Para isso, o audiovisual é fundamental.
Quer fazer uma campanha de conscientização? Entre em contato com a 42 Filmes!
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