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Para assistir hoje no streaming: Um dos melhores filmes do século 21 – estiloso, hilário e extremamente comovente – Notícias de cinema


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Com sua estética, Wes Anderson tornou-se um diretor reconhecível.

Moda um tanto antiquada, mas estilosa e expressiva. Espaços superlotados, simetria de imagem sutilmente quebrada. Uma trilha sonora que soa como o melhor dos discos reservados aos clientes regulares da empoeirada loja de vinis: Wes Anderson tem um estilo inconfundível que variou ligeiramente durante décadas, mas que manteve consistência. Mas mesmo nesta filmografia cheia de constantes, há movimento.

Os Excêntricos Tenenbaums é uma produção que faz morada no coração do espectador. A BBC considerou-o um dos 100 melhores filmes do século 21, e a Empire um dos 200 melhores de todos os tempos. Para assisti-lo, o longa está disponível no Star+.

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Os Excêntricos Tenenbaums: Ele pensava que o mundo era sua ostra

Parecia que Royal Tenenbaum (Gene Hackman) tinha dado ao mundo gênios imparáveis: o seu filho Chas (Ben Stiller) era um economista experiente, o seu filho Richie (Luke Wilson) um célebre ás do ténis. E a filha adotiva Margot (Gwyneth Paltrow) ganhou fama como dramaturga quando era criança. Mas toda a felicidade desmoronou. A esposa de Royal, Etheline (Anjelica Huston), exigiu a separação e se tornou uma arqueóloga que se sente mais segura do que nunca com o consultor fiscal, Henry Sherman (Danny Glover).

Chas tornou-se um pai hipernervoso. Richie um estranho ex-atleta que navega pelos oceanos do mundo. Margot desistiu de sua criatividade, casou-se com um neurologista muito mais velho, Raleigh St. Clair (Bill Murray) e agora é uma melancólica traficante de segredos.

Apenas o ex-vizinho viciado em drogas Eli Cash (Owen Wilson), um autor de sucesso, mas moderadamente respeitado, se apega desesperadamente à antiga glória dos Tenenbaums. Uma situação desoladora que Royal decide mudar: afirma estar com uma doença terminal, volta para Etheline e força o retorno ao antigo sentido de família. Isso não pode funcionar do jeito que ele imagina.


Touchstone Pictures

Piada estranha

Pela estilização e estilo narrativo, alguns filmes de Anderson podem parecer distanciadores. Em Os Excêntricos Tenenbaums, porém, as marcas registradas de Anderson intensificam a experiência. As passagens em que o livro de ficção é mostrado, a voz narrativa categorizadora, os cenários teatrais: tudo isso desenvolve inicialmente um humor estranho e excêntrico.

Ele se encaixa perfeitamente com as pessoas teimosas em torno das quais o filme gira, e de cujas características Anderson e seu co-autor, Owen Wilson extraem muito humor. Como no fato de o garoto da cidade interpretado por Wilson se promover como um cowboy, ou no cinismo involuntário que constantemente escapa do preocupado pai Stiller.

Emoção intensa


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O estilo de Anderson também intensifica o componente comovente desta história: Royal acredita que tudo já foi perfeito em sua família e só ele pode restaurar a ordem. Mas aos poucos vai percebendo que nunca houve o apogeu dos Tenenbaums. Ele sente saudades de uma época que imaginou. A única coisa que restaria ao grupo desarmônico seria aproximar-se da harmonia pela primeira vez.

A voz narrativa calorosa e distante, as gravações do romance ficcional, bonito e idoso de Tenenbaums, a bela seleção de peças musicais tristes a absolutamente deprimidas de tempos passados: tudo isso sublinha o desejo de Royal de recriar um passado que não existe.

Os trajes exagerados, às vezes opressivos, que os personagens usam como uniformes formadores de identidade também seguem essa linha. Ou detalhes como a despensa cheia de jogos de tabuleiro onde Royal se esconde: se as noites de jogos compartilhadas dos Tenenbaums fossem tão importantes quanto sugere a existência desta sala de jogos, haveria um entre os inúmeros flashbacks que focam em uma bela noite de jogos. Mas isso não acontece.

Indicado 8 vezes em 22 anos, este diretor ganhou um Oscar pela primeira vez: Filme está disponível na Netflix

À primeira vista, Os Excêntricos Tenenbaums pode parecer um filme que zomba desta família rica e de sua queda. Mas não é apenas que conhecemos e amamos essas cabeças do caos por meio da escalada de eventos que sempre têm um verdadeiro núcleo emocional: no mais tardar, a cena de arrepios em torno de Richie, emocionalmente e profundamente ferido, embalado pela música “Needle In The Hay” mostra o quão seriamente Anderson leva a história. Em última análise, o longa apresenta uma história universal.

Não se trata de desenvolver pena por personagens supostamente em melhor situação. Mas reconhecer que os Tenenbaums servem como o exagero máximo dos problemas que podem ocorrer em qualquer família. Com os Tenenbaums, todas as adversidades emocionais se juntam – e, como numa loja de doces, podemos escolher aquele que nos dá maior dor de dente. E a embalagem bonita e nostálgica proporciona conforto depois.

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